top of page

TEXTOS E VERSOS

COMO ESCOLHER UM FOTÓGRAFO

Quando chega a hora de contratar um profissional, seja para fazer um ensaio ou fotografar uma festa de aniversário, cerimônia de casamento, etc. é comum ficar um pouco confuso com tantas opções disponíveis. Mas... o que considerar primeiro? O que é realmente importante na hora da contratação? Pois bem, aí vão algumas dicas.

​

Por não saber exatamente por onde começar, é comum ver as pessoas procurando de forma instintiva, perguntando para conhecidos, e muitas vezes caindo em armadilhas. Sim, infelizmente é um mercado onde se paga um alto preço ao fazer a escolha errada. A má escolha do profissional pode fazer perder não só dinheiro, mas principalmente momentos memoráveis, que podem acabar registrados sem a qualidade que se espera (ou simplesmente serem perdidos para sempre!). 

Basicamente a dúvida quanto à escolha fica entre esses três critérios: qualidade, preço e renome do fotógrafo.Busca-se a melhor qualidade pelo menor preço, e ao mesmo tempo analisando o quanto o profissional é confiável. Esta é a fórmula padrão e que funciona na maioria das vezes.

​

​

​

Preço

​

Simplesmente escolher o fotógrafo mais barato é algo tão insano quanto escolher um cirurgião plástico por preço. Não se sabe que tipo de profissional vai encontrar, e raramente é um bom negócio. É fato que o custo de um evento é sempre muito alto e é preciso economizar o máximo que se pode, mas o orçamento deve ser feito com atenção e moderação. É sempre importante levantar cotações entre profissionais de diversos níveis, comparar o preço, analisar os que se encaixam no orçamento previsto, e então, antes de fechar negócio, partir para os próximos critérios de escolha.

​

​

​

Qualidade

​

Costumo dizer que se você gostou muito do trabalho de algum fotógrafo, feche com ele, mesmo que tenha que pagar um pouco a mais por isso, pois o valor de certas lembranças não podem ser mensurado, e com certeza não haverá arrependimentos.

Porém sabemos que nem sempre isso é possível, mesmo porque não é sempre que nos apaixonamos pelo trabalho de alguém, e nem sempre temos disponível aquele profissional com quem simpatizamos. Mesmo assim, ainda é possível usar alguns filtros para ajudar na escolha. Ao avaliar a qualidade, é indispensável fazer uma análise minuciosa dos portfólios e ver quais agradam mais. Uma dica importante é perguntar quais são as áreas de especialização do fotógrafo, pois alguns são excelentes para fazer casamentos, outros para newborn, outros para ensaios ao natural. Essa pode até parecer uma pergunta dispensável, mas na verdade é de suma importância, pois envolve todo um contexto e uma preparação técnica fundamental por parte do fotógrafo. Geralmente o profissional possui ferramentas de trabalho adequadas para os temas a que se dedica, como lentes longas ou curtas, equipamentos de iluminação, acessórios, etc. e que podem fazer toda a diferença na sua foto, então antes de contratar, pergunte. Isso ajudará a seguir na direção certa.

​

​

​

Profissional de Renome

​

Nesse caso vale a mesma premissa anterior: se você gostou do trabalho, contrate, mesmo que o fotógrafo não seja extremamente conhecido. O importante nesse caso é ele ser confiável, e não necessariamente famoso. Muitos fotógrafos trabalham na divulgação exclusiva de uma marca, outros preferem uma publicidade mais modesta. Então vale o mesmo conselho, pesquise, procure trabalhos publicados, e se você gostou, se tem qualidade e se cabe no seu bolso, contrate. 

Existem muito profissionais, graduados e autodidatas que fazem trabalhos espetaculares. 

 

 

Conclusão

​

A melhor maneira de escolher ainda é analisando a qualidade de um trabalho. Se te impacta, se te agrada, então aquele fotógrafo é uma boa escolha. Por isso vale a pena pesquisar muito, pedir referências, procurar trabalhos anteriores, levantar cotação de preços e então fechar com um profissional que traga segurança no dia do evento.

bottom of page